Museu de Cera de Rolândia

Conheça o Museu de cera de Rolândia, no Paraná

Por

|

Em busca de um passeio diferente, visitei o Museu de Arte Izidoro Armacollo, em Rolândia, no Paraná. Não sei se todo mundo lembra, mas o museu viralizou nas redes sociais no início de 2021 e virou meme por conta da aparência das estátuas. As esculturas chamaram a atenção principalmente pelos traços faciais mais divertidos. Eu acompanhei toda essa história e, desde então, tinha vontade de conhecer o lugar. 

Já começo dizendo que me surpreendi positivamente de várias maneiras. Além de 38 esculturas de cera, o museu abriga 133 telas pintadas por Arlindo Armacollo, de 80 anos. Ele é empresário, artista autodidata nas horas vagas e dono do Museu de Arte, bem como criador das estátuas. Inclusive, Arlindo construiu o espaço com o próprio dinheiro, como um presente para a cidade. O lugar foi nomeado em homenagem ao pai dele, que também era pintor. 

Museu de Cera
O museu é cheio de detalhes | Foto: Isabella Abrão

O museu em si é muito bonito e, em alguns aspectos, bem chique. A parte principal possui o teto todo decorado, vários móveis elegantes, vasos gigantes e inúmeras pinturas espalhadas pelas paredes, que valorizam bastante o ambiente. Com relação às estátuas de cera, elas não são só divertidas, viu?! Apesar de já terem virado piada na internet, o trabalho de Arlindo é admirável e muito detalhado.

Após a repercussão de 2021, o dono do museu deu algumas entrevistas e revelou que cada escultura pode custar em torno de 5 mil reais para ser produzida. Ele pensa em tudo, desde as roupas dos personagens escolhidos até as perucas, próteses dentárias e olhos das esculturas. Aliás, preciso confessar que não seria a mesma coisa se o rosto também fosse totalmente fiel à realidade. O charme do museu é justamente essa pegada mais cômica. Veja algumas fotos:

Silvio Santos
Silvio Santos, por Arlindo Armacollo | Foto: Isabella Abrão
Shrek, Fiona e Burro
Shrek, Fiona e Burro, por Arlindo Armacollo | Foto: Isabella Abrão
Papa Francisco
Papa Francisco, por Arlindo Armacollo | Foto: Isabella Abrão
Rainha Elizabeth II
Rainha Elizabeth II, por Arlindo Armacollo | Foto: Isabella Abrão

Enfim, foi uma experiência muito bacana. Para quem se interessar, a entrada no museu é gratuita e ele está localizado na Avenida Romário Martins de Rolândia, a aproximadamente 22 quilômetros de Londrina. O local abre às quartas, quintas e sexta-feiras, das 14h às 20h, e aos domingos, das 14h às 18 horas. Nas redes sociais do blog tem mais detalhes do lugar.

Imagem de capa: Professor Raimundo, por Arlindo Armacollo | Foto: Isabella Abrão

Sempre verifique o valor dos ingressos, dias de funcionamento e horários atualizados dos locais e atividades turísticas.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Redes sociais do blog:

Nova Jornada © 2023 | Todos os direitos reservados.