A cidade de Londrina é bastante conhecida por sua história com o café, já tendo sido considerada a capital mundial do grão entre as décadas de 1940 e 1960. Mas o que nem todos sabem é que o município também atrai gente de todo o estado por ser um ótimo local para passarinhadas. Caso não faça ideia do que estou falando, nesse post aqui eu expliquei resumidamente como funciona o birdwatching.
De acordo com o site WikiAves, Londrina conta com 392 espécies de aves registradas até a data de publicação deste texto. Algumas são bem comuns na região metropolitana e podem ser encontradas com bastante facilidade, independente da época do ano. Outras são migratórias, mas sempre estão de passagem pelo município. Confira onde pode achá-las:
Lago Igapó
Quando sugiro o Lago Igapó, estou me referindo a todo o Parque Linear do Cambé. Trata-se de um conjunto de quatro lagos e um aterro, que compreende muitas áreas de lazer e natureza. Inclusive, foi no Lago Igapó II — um dos cartões-postais da cidade — que fui passarinhar pela primeira vez. Guiada pelo meu namorado, consegui registrar oito espécies de aves em menos de duas horas em um dia chuvoso.

No Lago Igapó, já nos deparamos com vários tipos de Martim-pescador, Garças, Pica-paus, Socós, Sabiás e até com a Águia-pescadora, Urutau e Pato-do-mato. Ah, lá você também pode encontrar o Carão. Londrina reúne cerca de 80% dos registros da espécie em um raio de 100 quilômetros e 40% dos registros no estado do Paraná, segundo o WikiAves. Confira a lista de aves do Lago Igapó, de acordo com o eBird.

Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Londrina (JBL) é um dos principais parques do município. Inaugurado em 2008, possui uma área de aproximadamente 100 hectares, sendo mais da metade do seu espaço composto por vegetação nativa. De acordo com a pesquisa mais recente que encontrei, de 2019, existem pelo menos 124 espécies e 42 famílias diferentes de aves registradas no local. Excelente para praticar o birdwatching, né?

No JBL, você consegue encontrar Saracura-do-mato, Juruviara, Tietinga, Maria-faceira, Chupa-dente, Jacupemba, Pula-pula-assobiador, Biguá, Juruva, Peixe-frito-pavonino e muitas outras espécies. Já vimos até um casal de Bacurau-chintã por lá! A entrada é gratuita e o local funciona de terça-feira a domingo e em feriados, das 8h às 18h. Confira a lista de aves do Jardim Botânico de Londrina, de acordo com o eBird.
- Leia também: Passarinhando no Parque Estadual Morro do Diabo

Universidade Estadual de Londrina
O campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL) possui 235 hectares e ao menos 176 espécies de aves registradas, segundo um estudo realizado em 2002. Ok, isso faz bastante tempo e muita coisa pode ter mudado. De fato, dados mais recentes, divulgados em agosto deste ano, mostram que a avifauna da Universidade sofreu alterações de lá para cá. Algumas espécies não foram mais encontradas e outras passaram a viver na UEL há pouco tempo.

Não achei uma lista para disponibilizar aqui, mas sei que no campus universitário é possível registrar Araçari-castanho, Falcão-de-coleira, Alma-de-gato, Curicaca, Pula-pula, Periquito-de-encontro-amarelo, Tucano-de-bico-verde, Benedito-de-testa-amarela, Corruíra, Pica-pau-verde-barrado, Carcará e até o Falcão-peregrino. Para quem se interessar, a Universidade fica aberta de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Aqui eu dei apenas três opções, todas dentro da cidade. Mas, se quer saber onde passarinhar próximo à Londrina, nesse texto aqui você conhece um pouco da rota do Apucaraninha, na região sul do município. Eu e meu namorado fizemos esse roteiro e marcamos as espécies que você pode registrar até chegar no Salto do Apucaraninha, uma cachoeira de 116 metros de altura.
- Leia também: Três lugares para passarinhar em Belo Horizonte
Por esse caminho, encontramos o Caneleiro, a Guaracava-de-barriga-amarela, o Sabiá-ferreiro, o Chupim-azeviche, a Saracura-do-mangue, o Araçari-banana e mais um monte de espécies. Nos acompanhe pelo WikiAves: meu perfil e perfil do Fernando Baricati.
Sempre verifique o valor dos ingressos, dias de funcionamento e horários atualizados dos locais e atividades turísticas.



Deixe um comentário